Rapaziada! Ver ampliado

Rapaziada!

Iskra Babich (1981), com Aleksandr Mikhaylov, Pyotr Glebov, Irina Ivanova, Mikhail Buzylyov-Kretso e Pyotr Krylov, URSS, 92 min.

Mais detalhes

Sinopse
Pavel Zubov está servindo o Exército quando recebe uma carta da mãe, dizendo que Nastya, sua ex-noiva, o traía. Ele decide então não retornar à sua cidade natal. Treze anos depois, descobre que sua mãe se enganara. Nastya morre deixando três filhos órfãos. A mais velha é também filha de Pavel. A consciência da responsabilidade leva-o a uma decisão desafiadora: ele deve se tornar um pai para todos os três filhos de Nastya. Menção Honrosa no 32º Festival Internacional de Cinema de Berlim (1982).

Direção e roteiro: Iskra Babich (1932-2001)
Iskra Leonidovna Babich nasceu em 10 de janeiro de 1932, em Sochi. Em 1956, graduou-se em direção pelo Instituto Estatal de Cinema (VGIK). Seus colegas registraram que era a aluna favorita de Ivan Pyriev, com quem realizou vários trabalhos de pesquisa. Durante sua carreira fez apenas quatro filmes, os dois últimos baseados em seus próprios roteiros: “Primeiro Encontro” (1960), “Alto Mar” (1962), “Rapaziada!” (1981) e “Desculpe-me, Alyosha” (1983). Sua obra retrata principalmente as dificuldades nas relações familiares, sob vários pontos de vista. Seu filme mais apreciado foi “Rapaziada!”. Seu trabalho como cineasta era compartilhado com o marido, o bem-sucedido ator Afanasy Kochetkov (1930-2004), e com a filha, a atriz e poetisa Olga Afanasevna Kochetkova. Iskra passou os últimos anos de sua vida em uma casa na região de Ryazan, a cerca de 200 quilômetros da capital, Moscou, indo para lá em seguida, tratar do câncer que a vitimou.

Música original: Vladimir Komarov (1940)
Vladimir Konstantinovich Komarov é compositor, Artista do Povo da Federação Russa, e autor de obras de vários gêneros: música sinfônica de câmara, música para bandas de sopro, para instrumentos folclóricos russos, música coral e canções, música eletrônica, para teatro e cinema. Depois de se formar na Escola de Música do Conservatório de Moscou, em 1966, Komarov ingressou no Conservatório Estadual Tchaikovsky, também em Moscou, no curso de composição. Em 1976, foi nomeado editor de música do estúdio Soyuzmultfilm, e em 1979 foi transferido para o Estúdio Mosfilm como editor-chefe de música. Desde 1973, Vladimir Komarov é membro da União dos Compositores da URSS, hoje União dos Compositores da Federação da Rússia. É autor de músicas para mais de cem filmes e séries de televisão. Foi laureado no Concurso de Compositores de toda a Federação Russa, no Concurso Internacional de Música Eletrônica (França), no prêmio cinematográfico NIKA, recebeu Medalha de Ouro da União de Compositores de Moscou, e é detentor da Ordem de Honra e da Ordem da Amizade.

UMESDVD053

R$ 39,90

Categorias