"Vá e Veja":  Grand Prix de Restauração no 74o. Festival de Veneza


Igor Bogdasarov, diretor-geral adjunto do Mosfilm 


Por decisão de um júri especial, o drama de guerra de Elem Klimov “Vá e Veja”, lançado em 1985 e restaurado pelo Mosfilm, recebeu o Gran Prix do Festival de Veneza de 2017, na categoria na sessão Venezia Classici.

“Vá e Veja” concorreu com obras-primas do cinema mundial, entre os quais trabalhos de Michelangelo Antonioni, Bernardo Bertolucci, Milos Foreman, Steven Spielberg, Jean Luc Godard, Marco Ferreri e outros grandes diretores.

Na cerimônia solene de encerramento do 74º Festival Internacional de Veneza o diretor Guiseppe Piccioni entregou o prêmio a Igor Bogdasarov, diretor-geral adjunto do Mosfilm, engenheiro-chefe, que pessoalmente dirigiu o processo de restauração. Igor Bogdasarov relatou que o júri avaliou em primeiro lugar a qualidade técnica do trabalho de restauração, e do ponto de vista do filme conseguiu-se uma absolutamente nova qualidade adaptada às salas de cinema contemporâneas.

"O Júri estava composto por 26 jovens especialistas que trabalham nas universidades da Itália. É muito importante que na composição estivessem precisamente jovens especialistas, porque diferentemente dos profissionais mais tradicionais, os jovens se relacionam de forma mais exigente com a qualidade do filme. A comunidade cinematográfica internacional reconheceu que a qualidade do nosso trabalho não é só  suficiente [razoável], mas a melhor no mundo para a exibição nas salas de cinema", afirmou Bogdasarov. "Em nome dos funcionários do Estúdio Mosfilm e em nome do diretor-geral Karen Shakhnazarov permitam-me expressar meu profundo agradecimento ao Festival de Veneza e aos membros do Júri pelo reconhecimento do alto nível de profissionalismo dos restauradores cinematográficos do Mosfilm.   A idéia da restauração dos melhores filmes clássicos foi de Karen Shakhanazarov. O objetivo do nosso trabalho neste setor é a preservação d as obras-primas da cinematografia soviética e russa. Estamos felizes porque graças às novas tecnologias nós podemos mostrar o filme de Elem Klimov "Vá e Veja" em alta qualidade. Mais uma vez, obrigado", disse Igor Bogdasarov na cerimônia de entrega dos prêmios.

O drama militar de Elem Klimov, produzido pelo Mosfilm e pelo Bielorusfilm, com roteiro de Aless Adamovich e do próprio diretor, foi lançado em 1985, no 40º Aniversário da Grande Guerra Pátria, e em várias oportunidades já recebeu premiações internacionais. Os trabalhos de restauração do filme foram realizados durante alguns meses. É uma labuta complexa, cara e árdua, que exige profissionalismo e decisões em etapas e em questões de alta tecnologia.


Publicado em Notícias do Mosfilm (06/09/2017)