Por Edinho Pasquale


Fico especialmente feliz em saber que ainda há vida no mercado de cinema, em DVD. Para muitos (a maioria), que nem tem mais um “velho” player, é um “objeto” ultrapassado. Mas que ainda resiste graças a resistência quase que heroica de distribuidoras que tentam manter viva a História do Cinema.

Este é o caso da CPC-UMES, certamente um projeto único e importante. A UMES é a “União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, entidade que representa cerca de 4 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio, cursos supletivos, pré-vestibulares e cursos de educação profissional níveis básico e técnico. Fundada no dia 11 de novembro de 1984” e lançou, corajosamente, um selo para distribuição de filmes, principalmente depois de um acordo com a gigante Mosfilm, a mais antiga produtora/estúdio de filmes em atividade na Europa (iniciou em 1920), da antiga União Soviética e hoje Rússia. Por lá passaram cineastas como Eisenstein e Vertov. E que ainda hoje gera produtos reconhecidos mundialmente, como o do cineasta e atual dirigente do estúdio, Karen Shakhnazarov, que lançou em 2012 o filme Tigre Branco, concorrente ao Oscar de filme de Língua Estrangeira, também disponível aqui em DVD, resenha em breve.

Aqui se tem mais um belo filme codirigido por Eisenstein, um dos maiores cineastas da História, principalmente reconhecido por O Encouraçado Potemkin, sua obra-prima. Especialista na arte da edição e de planos cinematográficos, o filme deste lançamento é primoroso, retratando de forma emocionante um retrato da história.

A qualidade técnica do produto em DVD é bem interessante, com imagem com a qualidade possível dada a idade do filme, com algumas imperfeições, mas com bela transferência para o DVD, bem contrastada na sua fotografia em Preto e Branco e com bom nível de granulação.

Não tem trilha sonora, nem música de fundo, conforme a concepção original. Como material extra se tem alguns bons textos, que ilustram a qualidade e importância do filme e do cineasta. A embalagem está correta, com um pequeno senão, não encontrei as “cenas extras” informadas.

Os menus são simples, corretos, eficientes.

Resumo final: para os verdadeiros fãs e entusiastas do cinema mundial, cinéfilos “de verdade”, devem vibrar pela iniciativa da distribuidora e ter em casa este (e muitos outros) DVDs lançados por ela. Imperdível!!!!


Publicado em DVD Magazine (30/08/2016) - http://www.dvdmagazine.com.br/index